sábado, 22 de janeiro de 2011

OS MEIO - IRMÃOS DO TIO PATINHAS



Que Hortência e Matilda são as irmãs (biológicas) do Tio Patinhas, todos sabem. Mas e quanto aos seus meio-irmãos?
Vamos falar sobre eles.

Gedeão Mac Patinhas

Gedeão Mac Patinhas (no original, Gedeone)É o irmão mais novo do Tio Patinhas. Foi criado pelo veneziano Romano Scarpa (o pai dos quadrinhos Disney italianos) em 1956, para a história Um Seqüestro Mirabolante (publicada pela primeira vez na revista Topolino n°132, com o título de Paperino E I Gamberi In Salmì, e mais recentemente publicada no Brasil, na revista Mestres Disney n°6), primeira história feita por Scarpa (Com exceção de Biancaneve e Verde Fiamma (Branca de Neve e a Chama Verde), mas mesmo assim pode ser considerada a primeira história feita pelo artista, tanto porque foi seu primeiro trabalho com personagens tradicionais dos quadrinhos Disney, quanto porque a trama comçou a ser desenvolvida em 1953.).
Gedeão é dono do jornal O Grilo Falante, a "consciência de Patópolis", e não tem nenhum interesse financeiro, comparado com seu interesse publicitário. Seu maior perigo é o irmão Patinhas que deseja comprar o jornal dele sempre quando há problemas de vendagem do jornal, ou algo do gênero financeiro.
Gedeão não faz parte da famosa Árvore Patológica criada por Carl Barks nem pela criada por Don Rosa, mas alguns fãs criaram uma teoria que explica sua origem, onde, no período entre 1897 e 1902, período em que Fergus Mac Patinhas já era viúvo, ele teve esse filho (Gedeão) com outra mulher.


Tio Patusco

Outro meio-irmão do Tio Patinhas criado posteriormente à Árvore Patológica idealizada por Barks, Patusco (Rumpus McFowl, no original) foi criado pelo americano William Van Horn, na história Parente É Serpente (It's All Relative) ,pulicada originalmente em 1994, na revista Walt Disney's Comics And Stories n° 593, e publicada no Brasil em 2009 no gibi Pato Donald n° 2366.
Patusco é ,em poucas palavras, um Zé Carioca em pele de pato, pois é muito folgado e oportunista sempre querendo conseguir as coisas sem se esforçar de nenhuma maneira, e, sempre que tem a chance, tenta lucrar algum
em cima do irmão quaquilionário, seja arrumando negócios "lucrativos" com outras figuras da alta roda, seja pedindo emprestado mesmo!
Patusco já estrelou 14 histórias, todas desenhadas e roteirizadas por seu criador, William Van Horn.

Créditos ao Blog Edição Extra Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário