quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PATACÔNCIO


Patacôncio (John D. Rockerduck, no original em inglês) é um rival do Tio Patinhas nos quadrinhos Disney.


Ele não é tão conhecido nos Estados Unidos, onde é freqüentemente confundido com Mac Mônei. Mas nos quadrinhos brasileiros e italianos é o maior adversário de Patinhas. Possui um secretário chamado Roque, que freqüentemente o ajuda em seus planos diabólicos contra Patinhas.
Don Rosa criou a origem do ódio de Patacôncio por Patinhas. O pai dele, Howard Patacôncio, trabalhara com Patinhas minerando ouro, em 1885, mas o pequeno Patacôncio achava que Patinhas era um "pobre imbecil" e que o seu pai não devia se misturar com ele.
Ele herdaria a fortuna do pai e se tornaria o segundo pato mais rico de Patópolis, atrás de Patinhas.


Patacôncio é dono do jornal A Patranha, concorre de A Patada, cujo dono é o Patinhas.
Ao contrário do avarento Patinhas, Patacôncio é "mão aberta" e freqüentemente quer mostrar sua fortuna, com muito luxo.
Patacôncio apareceu pela primeira vez em Gasolina Super-Zum Contra Gasolina Tudo-Azul (Boat Buster), de 1961. O inimigo do pato mais rico do mundo, que foi apresentado ao público brasileiro como Rockfóli, estreou nessa trama de dez páginas e depois foi completamente ignorado pelo próprio Barks. Coube a outros roteiristas, em especial os italianos, resgatar o personagem do limbo. Os primeiros a fazê-lo foram Abramo Barosso e Giorgio Bordini, em 1963. Na Itália, Patacôncio se tornou o principal antagonista do Tio Patinhas e sua fama se espalhou pelo mundo afora. Nos Estados Unidos, o milionário esbanjador foi recuperado em 1964, mas somente em tramas destinadas ao mercado internacional. Por isso, até hoje, os leitores americanos mal o conhecem.

Patacôncio e Tio Patinhas

Créditos à Wikipédia e à Disneypedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário