sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MAC MÔNEI



  Arnêsio Mac Mônei, mais conhecido por Pão-Duro Mac Mônei (nome original em inglês Flintheart Glomgold), é um personagem fictício da Disney, e principal rival financeiro do Tio Patinhas ocupando o lugar de "Segundo mais rico". Originalmente era um bilionário sul-africano tem como características principais uma longa barba, suíças simples, um gorro preto com um pom-pom vermelho, um smoking preto, polainas vermelhas e uma bengala.


  Mac Mônei foi criado por Carl Barks na história "O Pato mais rico", rivalizando Patinhas numa disputa de barbantes, que era a única que coisa que faltava porque suas fortunas são iguais. Mac Mônei perde porque Patinhas usa um fio de cordel preso a Número Um




  Mac Mônei apareceu pela segunda vez em "Campeão de dinheiro", competindo de novo com Patinhas medindo seu dinheiro em balanças gigantescas. Patinhas tenta vender propriedades para ganhar mais dinheiro, mas McMónei sabota. Um vendedor tenta vender um frasco de encolhimento a Patinhas, para que ele encolha o dinheiro do McMónei, mas Patinhas recusa dizendo que ganhará honestamente (e vence). McMónei apareceu pela terceira e última vez em "No Safari", em que Patinhas e os sobrinhos vão à África do Sul em busca de ouro. MacMônei, pilotanto seu jato particular, tenta matá-los com bombas, mas os patos escapam no deserto. Esta foi a aparição mais obscura da carreira de McMônei.


  Vinte anos depois do seu criador se aposentar, Mac Mônei retornaria nas mãos de Don Rosa. A primeira história foi Filho do Sol, em que competia com Patinhas na procura de um tesouro.




  Coube a Don Rosa escrever a vida de Patinhas e foi na Saga do Tio Patinhas que foi demonstrado que Mac Mônei já era desonesto ainda em sua juventude. Com a descoberta de diamantes na África, Mac Mônei tentava roubar os diamantes dos trabalhadores e é castigado sendo amarrado a um búfalo. Patinhas, de 25 anos, que estava em Àfrica em busca de ouro, salvou-o. Nessa noite, Mac Mônei rouba a carroça de Patinhas e, furioso, Patinhas humilha-o em Joannesburgo. Patinhas leva o pato para a prisão, onde ele jura que trabalhará imensamente até se tornar muito rico para que ninguém volte a humilhá-lo. Em uma cena eliminada, Mac Mônei reencontrava-se com Patinhas, quando já tinham ambos 50 anos e eram também poderosos milionários. Nesta cena, ele tentava humilhar Patinhas mostrando um diamante mas termina humilhado por Patinhas, que tem um diamante ainda maior. Em termos cronológicos, esta cena ficaria no 11º capítulo da Saga, quando Patinhas construía o seu império financeiro. Mas Don Rosa eliminou esta cena, pois eles só deveriam se reencontrar em "O Pato mais rico".


Mac Mônei não era um personagem corrente, porém apareceu em muitas histórias:
  • Filho do Sol
  • Último Senhor de Eldorado
  • A Ilha do Fim do Tempo
  • Uma Coisinha Especial

  Em "Um momento muito especial", Mac Mônei une-se aos Metralhas e a Maga Patalójika para tentarem roubar a Caixa-Forte enquanto todos estiverem distraídos celebrando os 60 anos da Patópolis industrial. Maga transforma Mac Mônei em palestrante para distrair todos os habitantes com um grande discurso, os Irmãos Metralhas na Margarida, nos três sobrinhos, na Vovó Donalda e no Gastão, que entram no depósito, que estava sob a vigilância de Donald. Entretanto, a verdadeira família pato está toda (exceto Donald, pelo motivo citado anteriormente) reunida quando um dos sobrinhos reparar que a sombra do palestrante é a sombra do Mac Mônei. Patinhas e os seus familiares voltam à caixa-forte que foi assaltada. Patinhas vai até ao subsolo, onde encontra as ruínas da antiga Patópolis, e encontra os vilões reunidos numa casa velha. Após derrotá-los, Patinhas volta à Caixa-Forte onde Dora Cintilante surpreende-o dando-lhe um beijo. Os Metralhas e a Maga, entretanto, roubam o depósito de Mac Mônei (porque o Patinhas lembrou a Maga de que, se ele perder a sua fortuna, em vez de usar a primeira moeda dele, terá que usar a de Mac Mônei), que têm a ousadia de perguntar o que fez para merecer isso.


Créditos à Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário