sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MICKEY MOUSE

Mickey Mouse (conhecido em português por Rato Mickey (português europeu) ou Camundongo Mickey (português brasileiro)) é um personagem de desenho animado e que se tornou o símbolo da The Walt Disney Company. O personagem foi criado em 1928 por Walt Disney e o desenhista Ub Iwerks e dublado por Walt Disney. The Walt Disney Company celebra seu aniversário em 18 de novembro de 1928, que é a data de lançamento de Steamboat Willie, embora até meados dos anos 1980 a data fosse comemorada em 28 de setembro. O camundongo antropomórfico evoluiu de ser simplesmente um personagem de desenhos animados e quadrinhos para se tornar um dos símbolos mais conhecidos do mundo. Uma curiosidade é a que Mickey Mouse estaria sob domínio público desde 1998 — a proteção dos direitos autorais nos Estados Unidos só dura setenta anos —, não fosse a aprovação pelo congresso americano da lei de prorrogação do copyright (lei essa que ganhou o apelido de Lei Mickey) que expandiu por 20 anos os direitos autorais de todas as obras americanas que não tivessem caído ainda em domínio público, o que faz com que tal situação só ocorra em 18 de novembro de 2018.




As tiras de Mickey foram publicadas pela primeira vez no Brasil na revista O Tico Tico em 1930, nessa publicação Mickey era chamado de Ratinho Curioso. Atualmente em Portugal e no Brasil a publicação das revistas de banda desenhada cabe à Editora Abril. Além de seu próprio título mensal, Mickey foi destacado como personagem num dos manuais Disney e no Grande Livro Disney(1977).

Nas dublagens brasileiras, o personagem já foi dublado por Cleonir dos Santos no Rio, e depois por Orlando Viggiani em São Paulo, Nizo Neto (em alguns episódios), Luiz Manoel em Como é Bom se Divertir, e em em curtas dublados nos estúdios Sincrovídeo, e Delart (para VHS como "Os Maiores Sucessos do Pateta", e outros), Manolo Rey (em "Uma Cilada para Roger Rabbit"), Sérgio Moreno(em produções modernas), e atualmente é dublado por Guilherme Briggs em "A Casa do Mickey Mouse". Em Portugal, a dublagem era a mesma utilizada no Brasil até ao momento em que Portugal passou a fazer as suas próprias dublagens, e desde então a voz do personagem é dublada pelo ator Rui Paulo.

Créditos a Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário